Como Funciona: Tradução Simultânea IR

[slideshow_deploy id='1894']


A Riole fabrica os equipamentos mais modernos de tradução simultânea em nível internacional. A sensibilidade dos receptores permite que pouquíssimos emissores sejam utilizados em um mesmo ambiente, quando comparado a modelos importados. Além disso, são os únicos receptores de infravermelho onde os sensores são situados nos fones de ouvido, permitido uma captação do sinal em 360º. De fabricação totalmente nacional, com uma assistência técnica altamente capacitada e um suporte técnico permanente, você tem a segurança indispensável na realização de qualquer evento.


[wptabs style="wpui-light" effect="fade" mode="horizontal"][wptabtitle]Vantagens[/wptabtitle] [wptabcontent]
A principal vantagem dos equipamentos de tradução simultânea em infravermelho reside na total imunidade a qualquer tipo de interferência externa, sobretudo de ondas de rádio, televisão e comunicações, uma vez que trabalha no espectro de frequência da luz invisível. Outras vantagens da tradução simultânea em infravermelho residem na própria natureza da luz – ela não atravessa paredes. Com isso, o sinal fica restrito ao local de utilização dos equipamentos, o que garante o sigilo em reuniões e conferências confidenciais; e permite, ainda, que os mesmos canais utilizados em uma sala, possam ser repetidos em inúmeras outras próximas, sem que isso implique em interferências entre elas.

[/wptabcontent][wptabtitle] Equipamentos necessários[/wptabtitle] [wptabcontent]
O sistema infravermelho para tradução simultânea é composto basicamente por três tipos de equipamentos: um Modulador de Infravermelho, um Emissor de Infravermelho e Receptores de Infravermelho, todos compatíveis entre si. A Central de Interprete é outro equipamento importante no sistema, uma vez que a qualidade do áudio gerado nesta influenciará na qualidade de todo o restante do sistema. Já a cabine acústica evita que o áudio externo atrapalhe os interpretes ou que barulhos sejam captados pelos microfones, o que poderia prejudicar a qualidade de todo o sistema. Outro importante equipamento é o estojo carregador, que permite a recarga simultânea de até 55 receptores cada um, evitando a troca frequente de baterias.
[/wptabcontent]
[wptabtitle] Como funciona ? [/wptabtitle] [wptabcontent]
O áudio proveniente das Centrais de Interprete é enviado para o Modulador de Infravermelho que tem a função de modular o sinal de áudio. Em seguida, este sinal é enviado para o Emissor de Infravermelho e convertido em luz, que passa a ser irradiada por todo o ambiente por meio de led`s especiais. A luz invisível, refletida em todas as paredes a semelhança de espelhos, é captada pelos Receptores de Infravermelho por meio de dois sensores situados no fone de ouvido. Finalmente, o sinal é convertido em até 9 canais distintos de um som puro, de alta qualidade e livre de ruído.[/wptabcontent]

[wptabtitle]Infravermelho ou Rádio Frequência[/wptabtitle] [wptabcontent]
Ao optar por um dos sistemas, seja de rádio frequência ou infravermelho é necessário levantar antes algumas informações, que delimitem exatamente quais são as reais necessidades apresentadas.

- Quantos canais (línguas) no total pretende-se utilizar em um mesmo ambiente?
A Riole fornece equipamentos de tradução simultânea em infravermelho com 9 canais simultâneos para serem utilizados em um mesmo ambiente. Contuto, cabe salientar que a utilização de mais de 6 canais simultâneos em um mesmo ambiente não é usual. A ONU, por exemplo, utiliza apenas 6 línguas oficiais.

- Quantos canais serão utilizadas simultaneamente em diferentes ambientes?
Se houver mais de um ambiente próximos entre si, e o total de canais for superior a nove, o uso de infravermelho se torna indispensável. Vamos para um exemplo: um determinado local X irá realizar um congresso internacional, com três línguas oficiais em quatro salas distintas e próximas entre si. Ou seja, serão utilizados três canais por sala, o que totaliza doze canais operando ao mesmo tempo, ainda que em hajam apenas três línguas. Nesse exemplo, torna-se indispensável a utilização de equipamentos de tradução simultânea em infravermelho. Isso porque, ainda que exista receptores de rádio frequência com mais de 9 canais, não se recomenda a sua utilização pois é comum ocorrer interferências de um canal sobre outro, fenômeno esse chamado de ruído de intermodulação. Ou seja, a frequência de cada canal deve ser suficientemente espaçada, o que não é possível em razão da limitação imposta pela Anatel sobre a utilização de transmissores de radiação restrita. Aliás, esta é uma das razões para a Riole fabricar equipamentos de tradução simultânea em rádio frequência com no máximo nove canais.

- A tradução simultânea exige sigilo e alta confiabilidade dos equipamentos?
Em eventos de grande porte ou sigilosos, tais como reuniões de chefes de estados, conferências da ONU, é comum a solicitação de equipamentos de tradução simultânea em infravermelho. Isso porque a utilização de equipamentos de rádio frequência permite a captação do sinal a distância, uma vez que a onda de rádio ultrapassa paredes, permitindo escutas clandestinas, espionagem e até a captação do sinal por repórteres, situações perfeitamente legais, uma vez que a onda de rádio não possui proprietário, assim como sigilo.

[/wptabcontent][/wptabs]